Translate

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Piloto de helicóptero da Marinha dos Estado Unidos (U.S. NAVY PILOT)





Piloto de Helicóptero da Marinha dos Estados Unidos

●Patente: Tenente
●Comandante da aeronave Seahawk Sikorsky HCS

Criei essa figura para representar um piloto da Marinha dos Estados Unidos que se enquadra na sigla H.A.C (Helicopter Aircraft Commander), sendo também um piloto especializado em missões de resgate, nesse caso, ele comanda um helicóptero Seahawk totalmente modificado para essas funções secundárias. atua dentro de um grupo específico na marinha dos Estados Unidos
.
A função do piloto comandante

O piloto atua como comandante do helicóptero e também controla os lançamentos de armas.
No convés de voo, o piloto ocupa o assento do lado direito, com o seu copiloto e oficial tático sentado ao seu lado, respectivamente no assento da esquerda. Já as responsabilidades do ATO  (oficial tático) incluem os comandos das operações táticas, a direção geral da missão, a seleção e lançamentos de senobóias e o monitoramento das ESM e do radar.
As patentes variam na carreira de um piloto da marinha dos Estados Unidos (U.S. Navy Pilot), vão de sargento até oficiais.







Para criar essa figura, me inspirei nessas imagens da internet, livros e estudos específicos para as características especiais do piloto em questão, abaixo você confere algumas delas:


crédito da fotos Navy.mil Seaforces.org

Seahawk Sikorsky HCS

Aeronave modificada internamente para missões secundárias e facilitar a função SAR (operações especiais de resgate, missões de busca, salvamento em combate e apoio a guerra especial). Essas modificações pontuais foram encomendadas a pedido da marinha desde início dos anos 80, derivada dos grupos de Seahawk SH-60. Começou em 1981 quando quarenta UH-60A foram convertidos à configuração de ECM/ESM EH-60.
O Seahawk Sikorsky HCS é uma aeronave que opera a partir de porta-aviões. O equipamento inclui também guincho de salvamento, combustível extra e capacidade para reabastecimento em voo, além de aviônicos avançados para navegação precisa e sistema defensivo. Nos quatro cabides externos podem levar cargas, armas e combustível auxiliar. Uma curiosidade sobre essa derivação de aeronaves Seahawk para salvamentos é que também houve uma versão de salvamento em combate em desenvolvimento para a Força Aérea dos Estado Unidos, designada HH-60A Night Hawk, capaz de transportar até 10 passageiros ou quatro macas e três feridos sentados.

Como referência para quem quer saber mais sobre os cursos e carreira em que um H.A.C. opera e se desenvolve, deixo abaixo um link onde os próprios pilotos de Seahawk (US Navy MH-60R Seahawk helicopter) falam sobre isso, em um evento da marinha australiana de 2011. Achei bem esclarecedor, acredito que muitos acharão interessante também!

https://www.youtube.com/watch?v=L4X7uKmDYac&t=1257s



Créditos e agradecimentos especiais

Agradecimentos aos amigos e profissionais que me ajudaram com as informações para que eu desenvolvesse essa figura, entre eles o jornalista/fotógrafo/pesquisador especializado em temas de Defesa Valter S. Andrade, Maia Sub Oficial da Marinha do Brasil, Cesna piloto civil e gerente de manutenção de helicópteros do Exército Brasileiro, artista Silvio Junior pelas cópias de peças em resina, artista Henrique Decks, Ralph Hiroshy e ao artista e professor Bruno S Cascapera.
Foi muito prazeroso criar essa figura que representa os profissionais da aviação que se dedicam ao salvamento, busca e resgate dentro de uma estrutura de carreira  na Marinha dos Estados Unidos.

O piloto da marinha foi uma Encomenda exclusiva para colecionador Danilo Pamio, morador da cidade de Santos. Agradeço não só pelo desafio e encomenda da figura, mas pela paciência no tempo de espera da feitura e por confiar no meu trabalho nas customizações de figuras articuladas em que busco elevá-las com esmero a patamares artísticos refinados.
A arte agradece!
  

Dedico essa figura aos profissionais que servem com honra às forças armadas da Marinha em todo o mundo.

Próximo post making fff do piloto!
Por hoje é só, folks!
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

2 comentários:

 
Copyright © 2013 QI JO3